O interesse das empresas britânicas em investir em Angola está a expandir-se aos diferentes ramos da economia angolana, informou em Luanda, a Embaixada Britânica no país.
Numa nota, a representação diplomática refere que tendo em vista o interesse cada vez mais crescente dos empresários da Grã-Bretanha em investir em Angola, o ministro britânico para África, Henry Bellingham, reuniu-se, em Londres, com empreendedores locais para analisar as oportunidades de negócios em Angola.
Henry Bellingham visitou Angola em Dezembro de 2010, período em que manifestou o desejo e ver reforçar as relações com Angola através de um maior investimento de empresas britânicas no país.
Na ocasião, o governante afirmou que vê Angola como uma potência em África, pelo que pretende desenvolver com o país um diálogo permanente. Referiu que as empresas britânicas não querem apenas fazer comércio em Angola, mas, sobretudo, investir na indústria.
A nota, tornada pública, visou dar a conhecer a estratégia britânica de como o investimento e o comércio podem impulsionar o crescimento económico global. A estratégia, publicada hoje, inclui um conjunto de acções para ajudar a proteger uma economia forte e sustentável que traga benefícios nos negócios tanto nacional como internacional.
Mulheres no Cazenga vão beneficiar de micro crédito
Pelo menos mil mulheres do município do Cazenga, em Luanda, vão beneficiar, no mês de Março, de um micro crédito através do banco Sol, numa iniciativa do Ministério da Família e Promoção da Mulher.
Segundo a responsável da Secção da Família e Promoção da Mulher no Cazenga, Ana da Costa, o crédito bancário visa reduzir o índice de pobreza nas famílias angolanas.
Ana da Costa lamentou o facto de muitas mulheres terem dificuldades em reembolsar os valores que lhes são entregues num prazo de30dias para se começar a pagar a primeira prestação. Assegurou que muitas mulheres locais têm necessidade e interesses em aderirem ao Micro crédito do banco Sol, mas que solicitam o largamento do prazo de reembolso para 45 ou 60 dias, porque desta forma elas teriam mas tempo para trabalhar e assim cumprirem com as cláusulas do acordo.
Segundo disse, não se pode dar o micro crédito de uma só vez, porque no município do Cazenga existe muitas pessoas interessadas, mas outras oportunidades surgirão ainda ao longo do ano.
Cazenga , é um município localizado na periférica ,da cidade de Luanda ” com pelo menos três milhões de habitantes, distribuídos pelas comunas do Tala-Hadi,Cazenga e Hoji-ya Henda.