O novo governador provincial de Luanda, José Maria dos Santos, prepara-se para fazer mudanças de fundo a nível das administrações municipais.
Numa primeira fase, serão mexidos os administradores do Cazenga, do Kilamba Kiaxi e de Viana, onde, segundo relatos, os seus titulares têm demonstrado um fraco desempenho.
“Os administradores foram nomeados durante um momento específico, de lá para cá houve alterações no quadro político pelo que existe a necessidade de fazermos mudanças a nível das administrações municipais”, garantiu ao Factual uma fonte.
A fonte afirmou que apesar de os governos provinciais terem agora autonomia para exonerarem os administradores a nível dos municípios tem de o fazer sempre em consonância com o Ministério da Administração do Território (MAT).
“A maior parte dos municípios de Luanda apresenta neste momento um cenário lamentável, o que pode ser mau para as pretensões de quem está no poder”, salientou a fonte.
Sabe-se, entretanto, que poderão estar na base destas alterações as auditorias levadas a cabo no final de 2009 pelo Tribunal de Contas às administrações municipais a nível de Luanda.