Development Workshop e World Vision lançou o Projecto de Gestão de Terras no Planalto Central de Angola em28 de Novembro de 2014 na Kuito, província do Bié. A 9 de Abril 2014, a União Europeia e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) assinaram um acordo para garantir a implementação das Diretrizes Voluntárias sobre o Governo das Tenure (VGGT). 10 países envolvidos (Angola, Burundi, Côte d’Ivoire, Etiopia, Kenya, Malawi, Niger, Somalia, South Sudan e Swaziland). Este projecto é financiado com fundos da União Europeia (33 milhões de euros).
No total e duração do Projecto em Angola: Maio 2014 – Abril 2017. Cobertura geográfica: 10 municípios, por 3 Províncias: Huambo (Huambo, Caála, Ekunha, Longonjo, Bailundo, Katchiungo, Tchicala Tcholoanga); Bié (Kuito, Chinguar); Benguela (Cubal). Organizacão implementadora em Angola: Development Workshop e Visão Mundial.
Objetivo Geral: Assegurar a posse da terras, florestas, recursos pesqueiros e outros recursos naturais para pequenos produtores, indivíduos e comunidades vulneráveis, para alcançar a segurança alimentar e a erradicação da pobreza em Angola.
Objetivo Específico: Empoderar os governos aos níveis nacional, provincial e municipal, actores não estatais locais e comunidades, para facilitar o reconhecimento dos direitos de posse de terra, florestas e outros recursos.
A nível urbano, DW tem trabalhado no:
- Fortalecimento institucional dos governos locais em temas fundiários no Huambo, Benguela, Lunda Norte, e Cabinda
- Desenvolvimento de projectos pilotos na área de gestão descentralizada das terras urbanas.
- Capacitação de técnicos das administrações municipais em temáticas sobre gestão de terra urbana com maior realce na criação de cadastros urbanos.
- Disseminação de informação ligada à terra, através da criação de uma biblioteca online