O discurso de abertura foi feito pelo Secretario do Estado para os Assuntos Institucionais do Ministério da Administração do Território Sr. Adão de Almeida enfatizou no seu discurso que em Angola são visíveis os desafios decorrentes da elevação da taxa de urbanização da população. Disse ele que o surgimento e crescimento de bairros desordenados, nos quais é muito difícil, hoje, a instalação de infra estruturas básicas para o abastecimento de água, fornecimento de energia eléctrica e saneamento básico são a consequência do afluxo muito rápido da população nos centros urbanos.
Os conteúdos e os prelectores foram escolhidos na base de seus conhecimentos, experiencias no assunto e o seu papel em lidar com as questões debatidas durante o workshop.
Os oradores sublinharam que a cidade de Luanda é actualmente a 3ª cidade com população urbana que mais cresce na África Sub-sahariana nos últimos anos. Pois, tem a necessidade urgente de implementar planos de ordenamento e requalificação in situ, tendo em conta a integração dos diferentes agregados populacionais em grande parte da cidade ou da província.
