Visitou-se um prédio de mais de 4 andares em Cortiço. Este edifício serve de área de transição e preparação dos utentes com normas mínimas e básicas de socialização e vivências urbanas, para uma vivência harmoniosa, construtiva/colaborativa e de preservação/conservação do bem comunitário. Os utentes vivem no local por um período de 5 anos e depois são transferidos para outras moradias no âmbito do programa habitacional da prefeitura. Os utentes destas moradias são subsidiados pelo estado, cabendo aos mesmos o pagamento de 10% do valor das moradias. A transferência dos utentes da área de transição para as novas moradias obedece o seguinte critério padrão: Alta pontuação, resultante da soma de participações nos encontros de engajamentos (reuniões, ocupação, actos de massa, etc). Como nota de realce, quando o chefe de família está impossibilitado de participar, algum membro do agregado vai participar nos encontros de engajamento. Visitou-se 3 apartamentos: Divisões razoáveis, com a água e a energia serem uma realidade ininterrupta. Os utentes estavam muito felizes, muito agradecidos a liderança do movimento dos cortissos.
Presenças: Coordenador; Técnico de acompanhamento; Morador mais antigo (conselheiro); Delegação angolana
Alguns aprendizados:
- Para prevenir eventuais casos focos de discórdia e tensão, encontrar sempre critérios concordados participativamente
- Estabelecer grelhas de monitoria da participação comunitárias nos encontros de engajamentos
- Construir lideranças fortes e persistentes com elevado espírito de missão e de solidariedade com os excluídos ou não abrangidos pelos programas habitacionais
Visita ao Brás: Ainda no quadro da actividade com o grupo dos cortissos, visitou-se a ocupação do Brás. O objectivo desta visita foi de constatar-se in loco o resultado de lutas de grupos comunitários para a melhoria das suas condições de vida.
Alguns Aprendizados: Quando a comunidade se organiza para luta sobre aspectos relacionados às condições de vida, eles aprendem a apreciar de tudo o que se passa a sua volta.
Creche Júlio César de Aguiar: Visita de constação de alguns projectos desenvolvidos pela prefeitura em colaboração directa com as comunidades.
Beneficiárias do Projecto Maria Domitila – Beneficiárias do Projecto Maria Domitila –
União das Lutas dos Cortiços (ULC) 6 União das Lutas dos Cortiços (ULC) 4
Dona Terese Rede do genero ao lado Vila Prudente 1
Oliveira Bastos, vice ad Vila Prudente 4
Favela Santa Rita 1
Delegação angonala em Favela Vila Prudente 2