Na última Sexta Feira do mês, realizou-se mais um debate a Sexta Feira dia 17 de Janeiro de 2014. O Debate teve como tema “Angola: Projeções na Perspectiva da Realização do Próximo Censo Populacional” tendo como apresentador João Lukombo, Demógrafo e Professor Universitário.
O fundo da apresentação feita foi baseada de acordo o um livro, que será lançando ainda este ano com a temática abordada no debate. Dizer, também a apresentação feita parte da mesma esta publicada no livro sobre “Angola Leituras de Um País em Mudança” Publicado pela Sociedade de Geográfia de Lisboa em Dezembro de 2013.
Olhando para aquilo que foi abordado pelo apresentador, cingiu-se em várias prespectivas que passo a citar:
1. A Relação de Masculinidade (homens por cada cem mulheres) Angola 2005-2050
2. A idade média da população (anos) Angola 2005-2050
3. A taxa média de Crescimento da População (%) Angola 2005-2050
4. O indíce de fecundidade (nº de crianças por mulher) Angola 2005-2050
5. A Esperança média de vida á nascença (anos), Angola 2005-2050
6. Taxa de Mortalidade Infantil, por mil vivos (milhares), Angola 1995 2050
Entre as várias questões mais debatidas, levantaram-se várias outras questões com base nas previsões em termos de crescimento demográfico, que tipo de cidade teremos Luanda tendo em conta, que com base nas prespectivas apresentadas, prevê-se que Luanda terá um ¼ da população a viver em Luanda.
Outra questão que se colocou é que tipo de estruturas de cidades teremos cada vez mais urbanas (a nível das provincias) ou Rural.
Defendeu-se também o participação cada vez mais activa dos tecnicos e deixar-se de pensar que as empresas crescerão apenas com Tecnicos superiores (Engº, Economistas).