Helga da Silveira, Responsavel do Centro de Documentação na DW, fez uma apresentação em Lisboa no Mercado Informal Angola em Lisboa para o simpósio Sociedade de Geografia de Lisboa em Angola: Leitruas de hum Pais los Mundanca. De Mercado Informal Angola, é olhar para a história do nosso país. O mercado Informal em Angola, surge nos finais das Décadas de 80, fruto da guerra e também com a mudança do sistema político Monopartidarismo para o Multipartidarismo.
O Mercado Informal em Angola na vertente do Comércio Informal, tem como um dos grandes símbolos o Mediático “Mercado Roque Santeiro“, que surgiu na sequência da Emigração devido o problemas da guerra, o mercado surge como uma porta de subsistência das famílias de forma emergente, dizer também que o mercado já foi considerado na década de 90 como maior mercado de África.
O que se tornou em uma porta de subsistência para as famílias, transformou-se a partir dos anos 90 no boom da Economia Informal em Angola (em particular em Luanda), empregando milhares de Angolanos. Institucionalmente aceitou-se a existência do Mercado Informal, estando a ser criadas políticas públicas pelo Executivo angolano de forma a mitigar o nível de informalidade.
DOWNLOAD PDF:
Programa: Geografia de Lisboa em Angola Semanario Angolense, 11/11/2012
Helga da Silveira, “De Mercado Informal Angola”
Fotos dos presentadores conferencia
Helga da Silveira apresenta na conferência