No Passado dia 22 de Fevereiro realizou-se mais outro Debate à Sexta-Feira de 2013. A apresentação foi feita pelo consultor independente Fernando Pacheco, fundador da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) e agrónomo de profissão. O Debate teve como tema principal a “Análise do Orçamento Geral de Estado de 2013“ e durante a sessão o apresentador falou da problemática em geral do OGE – sem entrar numa discussão pormenorizada de todos os sectores.
Durante uma apresentação bastante instrutiva, o orador focou-se nos seguintes tópicos: questão do OGE como um instrumento que deve estar acessível à sociedade no seu todo e na participação da sociedade civil na elaboração deste documento. Em moldes mais específicos abordou-se a questão da Educação, Saúde, das estruturas governativas e da política agrícola.
Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas durante a qual a audiência procurou saber melhor a opinião do orador em áreas como: questão do mercado de emprego no futuro para os jovens licenciados, o papel da sociedade civil não tanto na fase de aprovação do OGE mas sim na fase de elaboração do mesmo, a percentagem do orçamento que vai para a defesa em comparação com a percentagem feita em investimento público.