Segundo o Coordenador geral do Instituto Polis, a cidade de São Paulo ainda tem vários focos de similitudes com Angola. A Igreja católica teve um papel preponderante no início e amadurecimento de plataforma de trabalho comum. Esta preponderância da Igreja católica direccionou-se em dois componentes fundamentais:
- Organizações e liderança comunitária;
- Grupos de intelectuais e profissionais na sua organização e interacção em plataformas;
Presenças: Nelson Saute – Coordenador Geral do Instituto Polis; Responsável de comunicação do Instituto Polis; 2 Pesquisadoras do Instituto Polis; 2 Assessores de desenvolvimento de Programas; Representante do Fórum de Reforma Urbana; Delegação angolana
Realçou ainda que no Brasil (São Paulo) as organizações surgiram como alternativa da actuação politica em prol da participação dos cidadãos e o respectivo desenvolvimento local. Em todos este processo de lutas de participação dos cidadãos, a cooperação internacional foi importante no financiamento das acções e no apoio ao reforço organizacional e institucional. Com esta intervenção da cooperação internacional, os movimentos sindical, tornou-se muito forte e decisivo e consequentemente gerou uma forte mobilização com dinâmicas sólidas actuantes das OSC.
No tange ao trabalho em redes ou Plataformas, o Instituto Polis exemplificou o Fórum de Forma Urbana: Neste fórum também tem existido fortes e acesos debates nos mais variados conteúdos, porém no final tem vincado o consenso de compreensão comum. É preciso respeitar e considerar o limite das divergências.
Não é fácil o trabalho em rede ou em plataformas, porquanto as questões devem ser discutidas ao máximo. Porém é preciso ter bem presente a discussão da visão e estratégias. É preciso e de forma fundamental que os movimentos sociais tenham capacidades técnicas e assessoria especializadas.
O trabalho em rede deve ser uma construção politica, permeados de tensões de interesses e marcados por momentos de formação e de garantias das identidades.
No Fórum de Reforma Urbana, sobressaem os seguintes elementos característicos:
- Bandeiras dos grupos
- Encontros preparativos e concertação
- Encontros dos Fóruns
- Formação
- Marcar presença/participar nas actividades internacionais
- Campanhas de pressão e revindicação
O Fóruns está dividido em regiões para abordar consideravelmente os objectivos e estratégias locais e regionais. O Fórum é composto por uma coordenação eleita e com mandato limitado renovável. Comporta 29 organizações. Os movimentos sociais no Brasil são fortes e consistentes, porque beneficiaram/beneficiam ao longo dos tempos de formação politica de base. Quando se fala de politica, está-se a falar de conjunto de programas.
Alguns aprendizados – Na nossa conjuntura, para termos grupos comunitários fortes e actuantes, precisamos investir e nos concentrar na intensificação de formação de muitas lideranças comunitárias nos domínios:
- Conhecimento técnico
- Conhecimento politico
- É preciso juntar sinergias e vontades, de forma a mobilizar outros grupos de técnicos e profissionais (arquitectos, advogados, empresários, estudantes universitários, igrejas, etc) a fazerem parte das dinâmicas e processos participativos e influência de politicas de desenvolvimento local
Photo: Nelson Saute Director do Instituto POLIS