Debates e Discussões sobre o workshop de Intercâmbio sobre os Desafios da Urbanização e Gestão das Cidades. Após várias discussões os participantes ao workshop chegaram as seguintes conclusões:
A cidade de Luanda é actualmente a 3ª cidade com população urbana que mais cresce na África Sub-sahariana nos últimos anos. Pois, tem a necessidade urgente de implementar planos de ordenamento e requalificação in situ, tendo em conta a integração dos diferentes agregados populacionais em grande parte da cidade ou da província.
O planeamento das cidades tem que ser estruturado em uma visão de longo prazo, inclusive com metas de desenvolvimento claramente definidas que podem ser medidas.
A sociedade civil e os conselhos municipais (CACs) devem participar no acompanhamento dos resultados. No entanto, os atrasos na implementação de reformas urbanas, cria desafios devido ao rápido crescimento de cidades como Luanda com desafios a cada ano que surge. São necessárias medidas para responder à crise urbana aprofundadamente.
A participação das comunidades nos processos de desenvolvimento, planificação, e gestão dos espaços a nível local bem como na preservação e implementação conjunta de planos sustentáveis para o meio ambiente são de extrema importância para criar um sentido de apropriação das comunidades dos projectos de desenvolvimento da cidade. No entanto, a sociedade civil local precisa ser apoiado para ser suficientemente dinâmica e desenvolvida para que seja capaz de participar na vida pública e contribuir para os conselhos municipais e autarquias futuras.
Mercados de terra eficientes e equitativas são um pré-requisito para o bom funcionamento das cidades. Ocupação Informal do solo precisa ser regularizada. Melhorar a segurança da posse da terra dos pobres e incentivar os bancos e empresários do sector privado para investir em habitação social e nos recursos próprios das famílias individuais em auto-construção.
O processo de urbanização das cidades são irreversíveis actualmente quer em Angola como em outras partes do mundo e é uma indicação do desenvolvimento económico do país. À medida que a população vem para as cidades há toda uma necessidade de os governos adaptarem os projectos de desenvolvimento as novas dinâmicas de relacionamento social: Parcerias, Inclusão, Reconhecimento do mercado informal, Inovação, conhecimento e cooperação são requisitos essenciais na construção destes processos. .
ADÃO DE ALMEIDA ALLAN CAIN ANTÓNIO PEREIRA
Secretário de Estado MAT Director – DW INOTU Min.Urbano e Hab.
ALESSANDRA VIEIRA AFONSO CUPI BAPTISTA WALTER DE SÁ
Min. Cidades Brasil Gestor de Agua na DW Dir. Autarquias – MAT
MONTY NARSOO MOISÉS FESTO MARIA MATEUS
SEKAI CHIREMBA JULIAN BASKIN MARIA XAVIER
SDI Zimbabwe Dep Director – Cities Alliance SDI Brasil
FERNANDO NGURY SANTINHO FILIPE FIGUEIRA JOÃO DOMINGOS
Dep. Admin Local – MAT Dir. Fubdo Apoio Social – MAT Gestor Urbana – DW
André Franco – Interação SDI Brasil