No dia 19 de Setembro de 2014 realizou-se uma apresentação do “Memorial Dr. Agostinho Neto e Seu Percurso Histórico como Poeta, Pai, Médico e Humanista” pelas Sras. Carolina Mabele e Hilda Lemos. Inicialmente a apresentação cingiu-se sobre a vida de António Agostinho Neto, desde o seu nascimento, adolescência, juventude, vida adulta, e como poeta, médico e politico. Dizer, que Dr. Agostinho Neto é de origem Kimbundo e Umbundo, nasceu no Icolo Bengo província do Bengo em 17 de Setembro de 1922. Os seus pais tiveram 9 filhos do qual um faleceu durante a sua infância.
Agostinho Neto estudou no Liceu Salvador Correia e formou-se em Medicina em Coimbra. Durante o período que esteve a estudar Dr. Agostinho Neto foi preso, o que atrasou formação académica por treze anos. Amnistia Internacional escolheu Dr. Agostinho Neto como seu “primeiro prisioneiro de consciência” no momento da founndation deste famoso organização de direitos humanos.
Outro aspecto espelhado durante o debate sobre Dr. Agostinho Neto é em relação o seu lado poético e como homem de cultura na senda de obras publicadas destacamos as seguintes: Renúncia Impossível, Sagrada Esperança e vários poemas: Confiança, Havemos de Voltar e Adeus a Hora da Largada.