O último debate de 2014 foi feito por quatro oradores com o tema “Refletindo a DW ontem, hoje e amanhã”. A perspectiva do ontem foi apresentada pelo Director da DW Angola Allan Cain, onde falou desta perspectiva a partir de 1973 até hoje 2014 e a sua passagem para Angola, que dura há 33 anos. Na verdade foi uma verdadeira viagem no tempo. A DW surge no sonho de três arquitectos jovens, que tinha o sonho de construir uma instituição com fim do bem comum a partir de trabalho social. Dizer que esse sonho foi tão exequível, que anos depois a ideia que tornou-se em organização com nome de Development Workshop, que foi convidada a participar na Conferência da Habitat 1. UN Habitat e uma agência das Nações Unidas e a partir desta conferência começa os primeiros passos para a vinda Angola, que começou em 1981 e dura até hoje 2014. Desde esta altura a DW passou por vários processos com uma visão humanitária, desenvolvimento e versus sustentabilidade.
Deste processo nasce nos dias de hoje versus amanhã duas componentes furto da visão e missão da DW uma delas chama-se hoje Kixicrédito (1ºInstituição Financeira Não Bancária), e teve início a II parte do debate, que foi aberto com o testemunho de um ex trabalhador da DW e hoje Director do Kixicrédito Joaquim Catinda onde nos falou do seu ontem (como coordenador definanças da DW ) e de hoje (Director do Kixicrédito).
Logo a seguir III parte foi vislumbrada pelo testemunho de uma mulher, que também é uma pioneira da DW Angola desde os anos 1990, Verónica Jóse, que começou a sua história como mobilizadora social, oficial de crédito do programa de micro-crédito, a seguir supervisora e hoje como Directora dos Recursos Humanos do Kixicrédito e a mensagem que ela deixa é de amor a camisola pelo trabalho, compromisso e dedicação.
Por último tivemos a experiência pessoal e profissional de Felisberto Nicolau antigo administrador de Recursos Humanos da DW hoje Director da HABITEC, que também é resultado de um projecto da DW de a cerca de 20 anos atrás. Nesta dissertação o orador falou da sua jornada na DW e hoje também como Director da empresa que dirige na qual hoje aplica os conhecimentos adquiridos como ex administrador da DW.
Sr Salvador Ferreira (Santinho), que atualmente é membro do Conselho de Administração da DW também falou sobre a começar a trabalhar com a DW em 1998. Ele eventualmente assumiu a gestão do programa de Água e Saneamento. Ele era o porta-voz do censo nacional em 2014 e agora trabalha com a BP Angola sobre a responsabilidade social das empresas.
Já na sua recta final foram feitas algumas questões, mas realçar que o discurso comum era de que temos de investir da pessoa como parte principal de qualquer organização e nos comprometer com o trabalho, com dedicação e amor e cumprir a nossa missão inspirando novas gerações…para continuidade do trabalho da DW.