• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
DW Angola

DW Angola

Development Workshop Angola

  • Home
  • About DW
  • Programs
  • Partners
  • Publications
  • Community Media
  • Forums
  • Events
  • Contact
  • Concurso
  • Show Search
Hide Search

Maria Alice Correia – Partimonio Do Movimento Moderno de Luanda (1950-1975)

October 18, 2013

Maria Alice Correia, arquitecta do Instituto de Planeamento Urbano da Provincia de Luanda (IPIGUL), esteve na passada sexta feira dia 18 de outubro, em nossas instalações da Development Workshop apresentando o tema: O “património” do movimento moderno em Luanda (1950-1975), este que foi a sua dissertação para a obtenção do título de mestre em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo na República Federativa do Brasil.

PDF DOWNLOAD:

Dissertação, O “património” do movimento moderno Luanda (1950-1975) por
Maria Alice Correia. Para apresentação na Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade de São Paulo para Obtenção do título de
Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Area de concentração: História e
Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.

Este estudo consistiu na verificação e escolha:

  • 1- Tema
  • 2- Objecto
  • 3- Problema
  • 4- Hipotese
  • 5- Palavras-chave
  • 6- Objectivos

O foco da pesquisa centralizou-se nos objetivos que foram gerais e específicos. Os gerais baseavam-se no questionamento da existência ou não de patrimónios urbanos em Luanda. Os específicos baseavam-se no questionamento da existência ou não de patrimónios em Luanda que podem ser considerados ou tombados, e que caminho devera ser seguido para a valorização do mesmo.

O Trabalho foi subdividido em 5 capítulos:

  • Capitulo 1 – As condicionantes históricas para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na cidade de Luanda
  • Capitulo 2 – A evolução urbana de Luanda, Urbanismo e Arquitetura
  • Capitulo 3 – Movimento moderno na cidade de Luanda
  • Capitulo 4 – O património tombado e o património do movimento moderno
  • Capitulo 5 – Fernão Lopes Simões de Carvalho, biografia, urbanismo e arquitetura

Fez-se uma análise introdutiva caracterizando os grupos étnicos em Angola e logo a seguir a desenvoltura da história do Urbanismo e da Arquitectura em Angola onde analisou-se os mapas e o planeamento urbanístico, a importância dos meios de transporte como: caminhos-de-ferro, o porto de luanda, aeroportos, etc. Do ponto de vista estrutural a arquiteta frisou de várias ramificações dentro da própria arquitetura que são: arquitetura militar, religiosa, civil, e de transição de (1910-1950), onde destacou-se o prédio da direção provincial da saúde. Logo a seguir associa-se o Urbanismo do Movimento Moderno (1950-1975) onde também foi verificado e constam no estudo a existência de vários mapas, planeamentos urbanisticos e gráficos correspondentes ao crescimento populacional em relação a produção agrícola, e o crescimento populacional em relação ao aumento de meios de transporte e a produção de cimento associada a quantidade de zonas urbanas que poderiam ser construídas como as que já tinham sido feitas. Destacou-se nesta época de (1950-1975) a obra do Mercado do Kinaxixe, etc.

Esteve em especial realce o património de Luanda onde verificamos inúmeras obras e construções brilhantes e muito excitantes ao longo da nossa cidade algumas já não existem, mas podemos rever as suas imagens em artigos antigos, outras encontram-se em estado de degradação e sem conservação.

Concluiu-se que o urbanismo e a arquitetura da cidade de Luanda tem fortes semelhanças com:

  • 1575/1910 – As cidades edificadas pelos portugueses sob as ideologias renascentistas utilizadas por estes na fundação de cidades entre o final do séc. XV e o séc. XVI
  • 1910/1950 – A arquitetura eclética italiana e francesa
  • 1950/1975 – A arquitetura do movimento moderno praticado pelo Arq. Le corbusier, trazida para angola pelo Arq. Vasco vieira da costa, e o Arq. Fernão Lopes Simões de Carvalho

Em suma verificou-se que a mesma luanda em termos de construções de ontem não e a mesma cidade nos dias de hoje mas ainda existe uma coligação entre as construções antigas clássicas com as modernas embora exista uma grande diferença entre as obras do agora e as obras do ontem, mas mesmo assim o que foi feito outrora não se apagou tanto em registros como na memoria de todos angolanos pois ai foi o começo da nova era que impulsionou um grande crescimento na arquitetura em geral.

Primary Sidebar

Resources

  • Angolan Media Scan
  • Online Library
  • Land Library
  • Community-Led Total Sanitation
  • Community Water – MoGeCA
  • KixiCrédito
  • HabiTec
  • LUPP
  • Urban Forum on AngoNet
  • AngoNet Webmail
  • Audio Archive
  • Africa-China Urban Initiative

Follow us on...

Sign up for E-Alerts

© 2025 Development Workshop Angola | Log in Built by PeaceWorks