- About DW
- Programs
- Estagio Comunitário e Profissional
- Water and Sanitation
- Land Rights & Settlements
- Climate Change
- Informal Economy
- Angolan Media Scan
- Microfinance
- Research
- Voices of Citizens for Urban Change
- Decentralisation & Governance
- Natural Resources, Mining & Development
- Peacebuilding & Citizenship
- Urban Transport
- AngoNet
- Partners
- Publications
- Community Media
- Forums
- Events
- Contact
DW Angola — Branca Espírito Santo - Fomento Habitacional e Sector Privado
Branca Espírito Santo - Fomento Habitacional e Sector Privado
11/04/2014
No passado dia 11 de Abril, realizou-se mais um espaço debate a Sexta Feira desta vez o tema foi sobre "Estratégias de Fomento Habitacional e o Papel do Sector Privado". A apresentação foi feita pela a Presidenta da Associação de Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA), Sra. Branca Espírito Santo.
Desde já dizer, que a apresentação foi feita também na Conferência sobre Tributação em Angola. Essencialmente a apresentação cingiu-se nos seguintes componentes:
-Enquadramento
-As empresas privadas que intervêm nos macroprocessos de uma promoção imobiliária
-Constrangimentos e desafios para o investimento no mercado habitacional
-Os incentivos fiscais para o mercado imobiliário
-Conclusões e recomendações
Em termos de enquadramento foi feito um pequena viajem a volta da legislação vigentes e que vieream dar suporte a melhor enquadramento jurdíco sector da Habitação em Angola. Por outro lado também nop concerne aos intervinentes nos macroprocessos realçou-se as partes enquadrantes destes processos (Terrenos, Projectos, Financiamento, Construção, Vendas, Gestão e Manutenção).
Falou-se ainda de algusn constargimentos como:
-Escassez de terrenos disponíveis e infrestruturados
-Burocracia excessiva na regularização jurídica
-Morosidade na resolução de conflitos
-Preços especulativos
No que se refere aos incentivos fiscais foi abordado as questões ligadas ao Imposto para o Rendimento (IPU), Detenção de Imóveis e Isenções.
Por fim foram apresentadas as conclusões e recomendações, que eis:
A rápida urbanização que se assiste em Angola, representa um grande desafio no tocante a disponibilização de habitação e correspondentes infraestruturas. Uma aplicação cuidada do processo de PPP pode contribuir para o aumento da oferta habitacional e uma melhoria da gestão e manutenção tanto da habitação, como das infraestruturas, entretanto regista-se a inexistência de um quadro claro da forma de participação do sector privado no programa de Habitação Social.
A subdimensão da capacidade da indústria nacional de materiais de construção e a excessiva burocracia para os licenciamentos requeridos, concorrem para os elevados custos de construção de um empreendimento.
A incerteza sobre a situação Jurídica dos imóveis, bem como as dificuldades na sua regularização, constituem desafios a vencer, para se aumentar a confiança dos investidores no sector imobiliário. De igual modo a morosidade nas decisões Judicias, em caso de litígio, apresenta-se como um constrangimento no sector.
Formação continua dos trabalhadores e melhoria do reforço organizacional das empresas do cluster habitação. Fiscalização do cumprimento da regra de emprego da força de trabalho nacional nos projectos de construção em curso no País.

AddThis
Search
Sign up for E-Alerts
Latest news:
25 weeks 1 day ago:
Convite Debate à Sexta feira 31 de Março de 2023 - https://t.co/dDp8OHCYwI
30 weeks 1 day ago:
Convite Debate à Sexta feira 24 de Fevereiro de 2023 - https://t.co/nxH7AOyoH2