O Governador Provincial de Luanda, José Marias dos Santos exonerou no passado dia 16.02 Vita Vemba do cargo de director provincial de Saúde, nomeando para o seu lugar, em condição de serviço, a médica Massocolo. Na verdade, a exoneração de Vita Vemba ficou determinada aquando da visita surpresa que o governador de Luanda efectuou nalgumas unidades hospitalares e centros de saúde e constatado um cenário “reprovável”.
Além do mau atendimento aos pacientes, o gestor provincial testemunhou a falta de ambulância nalgumas unidades, tendo como argumento o então director provincial explicado que as mesmas :eram substituídas por um sistema de comunicação utilizado para chamar as ambulâncias sempre que necessário.
Desconfiado do método, José Maria dos Santos decidiu testar a sua funcionalidade convidando Vita Vemba ~ transforma-se em operador. “Alô … alô … Terra Nova chama . .. alô … alô terra Nova”, testeva o agora exonerado director provincial da Saúde que, para a sua infelicidade, ninguém respondeu. E, acredita-se, a referida situação terá tido peso considerado na decisão do governador que exonerou outros quadros do GPL entre eles o então administrador municipal do Cacuaco, Carlos Cavuquila que foi nomeado para dirigir o gabinete jurídico.