O primeiro secretário do comité provincial do MPLA no KuandoKubango, Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”, explicou no sábado à população de Chipom00, em Menongue, os objectivos e benefícios dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
Batalha de Angola, que falava durante um comício, explicou que os programas municipais vão satisfazer os anseios da população, à qual pediu que participe rio processo, ajudando as autoridades na determinação do tipo de serviço ou infra-estruturas necessárias para cada aldeia, município, comuna ou aldeia.
“Sei que aqui no Kuando-Kubango nos debatemos com enormes carências, mas devemos estabelecer prioridades, de acordo com o dinheiro que for disponibilizado”, disse, apelando aos responsáveis deste programa que expliquem à população os recursos disponibilizados.
“Vamos ter a oportunidade de opinar se queremos escola, postos de saúde, energia, água potável, sementes, enxadas, tractores ou estabelecimentos comerciais”, disse.
Aumentar a produção
Batalha de Angola pediu às comunidades do Tchipombo para intensificarem as suas actividades de lavoura e produzirem alimentos com fartura para garantir o seu auto sustento. Explicou que esta é uma das formas para permitir ao Governo ocupar-se exclusivamente dos problemas mais candentes das comunidades, para acabar com as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do país.
O primeiro secretário do partido no Kuando-Kubango explicou, ” também, aos militantes, simpatizantes e amigos do seu partido, que o MPLA vai realizar em Abril o seu congresso extraordinário, onde vão ser traçadas as linhas mestras para os próximos desafios do país.
No congresso, disse, a direcção do partido vai também fazer um balanço das actividades desenvolvidas desde as últimas eleições legislativas realizadas em 2008.
A realização do campo de férias dos estudantes universitários, agendado para o dia 20 deste mês, na cidade “de Menongue, e o Carnaval também mereceram destaque durante a intervenção de Batalha de Angola.
Abordando a importância do resgate dos valores cívicos e morais na sociedade, pediu às famílias para combaterem o consumo de drogas e de bebidas alcoólicas. “Hoje estamos a ver pessoas e sobretudo jovens que documentalmente têm 20 anos de idade, mas fisicamente degradados, com aparência de um homem de mais de 50 de anos, devido ao consumo desmesurado de álcool e de drogas.”