Pelo menos 1.247 pessoas desalojadas pelas chuvas que caíram a semana passada no município de Quimbele, 289 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, receberam da direcção provincial do Uíge do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) bens diversos ..
Constam entre os bens entregues pela directora provincial daAssistência e Reinserção Social, Adelina Pinto Figueiredo, na presença do vice-govemador para a Organização e Serviços Técnicos, Nazário Vilhena, chapas de zinco, reservatórios de água, muletas, roupas usadas, cobertores, utensílios de ‘cozinha (panelas, canecas e talheres), entre outros bens.
O administrador municipal de Quimbele, Joaquim Vumbi, agradeceu o gesto do MIN ARS, adiantando que o mesmo vai colmatar as dificuldades com que se debatem aquelas famílias.
Por sua vez, a directora provincial do MINARS, Adelina Pinto, lembrou que a chuva destruiu infra-estruturas, principalmente casas, em cinco municípios da província, nomeadamente Negage, Sanza Pombo, Dange Kitexe, Cangola e Quimbele, tendo desalojado mais de três mil pessoas.
Adelina Pinto anunciou a existência de um plano de distribuição de bens alimentares e não alimentares nos próximos dias às populações afectadas pelas chuvas.
AAngop soube, de fonte da administração municipal de Quimbele, que a chuva desalojou 1.247 pessoas, destruiu nove infra-estruturas administrativas, com destaque 4″ para o edifício da administração 10- vi cal e o Comando municipal da Polícia Nacional. A chuva, que caiu durante três horas sem cessar, acompanhada de granizo e fortes ventos, dó destruiu igualmente oito igrejas, seis estabelecimentos comerciais 47 postes de iluminação pública, vila e oitenta residências.
O município de Quimbelc dista 289 quilómetros do Uíge, com uma população estimada em mais de 200 mil pessoas e potencialmente agrícola .