Estudantes de universidades públicas e privadas participam, desde o início do mês de Fevereiro, na sexta edição do Programa “Estágios Comunitários”, organizado pela Organização Não-Governamental Development Workshop (DW), com o apoio da British Petroleum.
Antes do estágio junto das comunidades, um grupo de 30 estudantes recebeu formação na Development Workshop sobre o papel das ONGs, noções sobre a actividade e o papel do agente de desenvolvimento comunitário, ética e comunicação.
Após a acção formativa, os estudantes foram colocados em projectos desenvolvidos por várias ONG, onde vão realizar os seus estágios, percorrendo várias regiões do país.
Willy Piassa, gestor do programa para a Governação Urbana, da Organização Não-Governamental DW, disse ontem ao Jornal de Angola que o programa de estágios comunitários resulta de uma parceria entre as instituições de ensino superior, estudantes, ONG e as comunidades.
O gestor de programas explicou que, durante dois meses, os estudantes vão realizar várias actividades junto das comunidades, que visam conferir maior dignidade às populações ali residentes. Durante este período os estagiários vão igualmente reforçar as suas capacidades intelectuais e fazer um estudo sobre a realidade social de Angola e os desafios para alcançar as metas do milénio em relação à erradicação da pobreza.
O programa vai facilitar a publicação de monografias, além da elaboração de temas ligados à área social, como educação e desenvolvimento social das comunidades.
O gestor para Governação Urbana da Development Workshop sublinhou que a instituição vai oferecer uma compensação financeira aos estagiários que participam no programa, de modo a ajudá-los a suportar as despesas inerentes aos seus estudos. Willy Piassa realçou que, durante o estágio, os estudantes viajam para várias regiões do país, onde as ONG’s desenvolvem as suas actividades.
Para este ano, o programa inscreveu mais de 200 candidatos das várias instituições de ensino superior do país, privadas e públicas, já que uma das condições exigidas pelo programa é que os candidatos sejam estudantes universitários (devem estar no terceiro ano em diante) e que estejam a fazer sobretudo cursos ligados às Ciências Sociais.
A Organização Não-Governamental DW- Angola realiza, desde 2002, o Programa Estágios Comunitários para estudantes universitários de todo o país.
Estes estágios têm característica essencialmente comunitárias e os estudantes participam em projectos de animação em zonas suburbanas e rurais, com a aplicação de técnicas e ferramentas adquiridas durante a formação.
A rede universitária tem estado a aumentar com a entrada de novas universidades na República de Angola, públicas e privadas.